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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
20/04/2004 |
Data da última atualização: |
14/03/2006 |
Autoria: |
SANTOS, M. A. S. dos. |
Título: |
Organização e competitividade das micro e pequenas empresas de artefatos de madeira do Estado do Pará. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
Belém, 2002. |
Páginas: |
153p. |
Descrição Física: |
il. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado) apresentada ao Curso de Economia da UNAMA. |
Conteúdo: |
Analisou-se a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) de artefatos de madeira do Estado do Pará à luz dos modelos teóricos: estrutura-conduta-desempenho, cinco forças competitivas de Porter e competitividade sistêmica. Os artefatos de madeira são produtos de demanda elástica a preços. Os indicadores de concentração de mercado (Taxa de Concentração de Mercado -TCM e Índice de Herfindahl-Hirschman -IHH), empregados para determinar a concentração e o poder de mercado das empresas, indicam que este segmento apresenta baixa concentração. Constatou-se que as MPE representam 98,,89% do total de empresas que atuam no segmento de artefatos de madeira do Estado do Pará e ocupam 83,82% da mão-de-obra que, em geral, é permanente e apresenta baixo nível de escolaridade. As relações estabelecidas entre as MPE, os fornecedores e clientes não envolvem contratos formais, apenas contratos implícitos, em que os compromissos são firmados com base apenas na confiança entre as partes. No caso dos clientes, a orientação de vendas envolve os mercados atacadistas e varejistas locais, regionais, nacionais e internacionais, atendendo às demandas por encomendas. O controle de qualidade e a aplicação de normas técnicas vêm sendo utilizados no âmbito das MPE, para atender às exigências do mercado consumidor nacional -e por ser uma condição necessária para a inserção no mercado internacional. É grande o número de empresas que desconhecem a existência de normas técnicas, cerca de 31,13% do total. MenosAnalisou-se a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) de artefatos de madeira do Estado do Pará à luz dos modelos teóricos: estrutura-conduta-desempenho, cinco forças competitivas de Porter e competitividade sistêmica. Os artefatos de madeira são produtos de demanda elástica a preços. Os indicadores de concentração de mercado (Taxa de Concentração de Mercado -TCM e Índice de Herfindahl-Hirschman -IHH), empregados para determinar a concentração e o poder de mercado das empresas, indicam que este segmento apresenta baixa concentração. Constatou-se que as MPE representam 98,,89% do total de empresas que atuam no segmento de artefatos de madeira do Estado do Pará e ocupam 83,82% da mão-de-obra que, em geral, é permanente e apresenta baixo nível de escolaridade. As relações estabelecidas entre as MPE, os fornecedores e clientes não envolvem contratos formais, apenas contratos implícitos, em que os compromissos são firmados com base apenas na confiança entre as partes. No caso dos clientes, a orientação de vendas envolve os mercados atacadistas e varejistas locais, regionais, nacionais e internacionais, atendendo às demandas por encomendas. O controle de qualidade e a aplicação de normas técnicas vêm sendo utilizados no âmbito das MPE, para atender às exigências do mercado consumidor nacional -e por ser uma condição necessária para a inserção no mercado internacional. É grande o número de empresas que desconhecem a existência de normas técnicas, cerca de 31,13% do tota... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Artefato de madeira; Brasil; Micro empresa; Organização industrial; Pará. |
Thesagro: |
Economia; Pequena Empresa. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Registros recuperados : 44 | |
12. | | FILGUEIRAS, G. C.; SANTOS, M. A. S. dos; HOMMA, A. K. O.; REBELLO, F. K.; CRAVO, M. da S. Aspectos socioeconômicos. In: ZILLI, J E.; VILARINHO, A. A.; ALVES, J. M. A. (Ed.). A cultura do feijão-caupi na Amazônia brasileira. Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2009. Cap. 1, p. 23-58.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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15. | | SANTOS, J. C. dos; SENA, A. L. dos S.; SANTOS, M. A. S. dos; NAHUM, B. de S. Perfil socioeconômico dos produtores de leite da região Oeste do estado do Pará. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Belém, PA: SBZ, 2011.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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19. | | REIS, M. B. C. dos; SOARES, B. C.; SENA, A. L. dos S.; SANTOS, M. A. S. dos; RODRIGUES FILHO, J. A.; LOURENÇO JUNIOR, J. de B. Analise da cadeia produtiva de leite bovino do município de Rondon do Pará, mesorregião sudeste paraense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 27., 2017, Santos. Anais [eletrônicos]... Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2017. ZOOTEC 2017.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
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